Metodologia

 

O Centro pretende desenvolver atividades nas áreas de prevenção e cuidado com os dependentes químicos e familiares, focando na conscientização.

O Centro implementará ações para fortalecer os programas de prevenção ao uso de drogas na Grande Salvador e municípios circunvizinhos, ampliando a cobertura e a qualidade das intervenções e ações nesse campo e nos demais serviços oferecidos. As ações efetivas buscam trabalhar de forma coordenada as causas que levaram os pacientes para esse universo, e também ações de mobilização social envolvendo profissionais de diversas áreas, resultando, assim, em atividades próprias a reduzir o risco entre usuários de drogas e suas redes sociais de sofrerem as conseqüências drásticas, comuns nessa situação. Promovendo abstinência de substâncias psicoativas e mudança de estilo de vida, através de um trabalho psicoeducativo que contribui para o autoconhecimento e conscientização da evolução da doença.

Modalidades de Tratamento

O tratamento de dependência química mais eficaz é num contexto grupal, que pode variar de:

Após o acolhimento e a entrevista de avaliação, será indicada a modalidade de tratamento mais adequada:

Nível I - Ambulatório. Que consiste em assistir reuniões de Alcoólicos ou Narcóticos Anônimos com visitas periódicas a esse centro especializado.

Nível II - Ambulatório intensivo. Participação do programa neste centro especializado por oito horas diárias, durante várias semanas.

Nível III - Tratamento intensivo internado no referido centro. No Projeto Kidara isto é geralmente de 30 a 180 dias, para casos em que o tratamento em longo prazo é indicado.

Determinar qual é o nível, intensidade, seqüência, freqüência e duração do tratamento é crucial; assim utilizamos os critérios estabelecidos neste centro.

O Centro Kidara além de tratar os problemas físicos rotineiros de um dependente, a equipe médica ajudará o dependente manter-se focalizado na sua reformulação de vida, e não somente nos sintomas físicos.

Os corações da equipe profissionais serão os consultores, entre os quais haverá pessoas com formação em psicologia. Essa equipe será treinada para assessorar cada residente no seu plano de tratamento e conduzir o programa didático.

Além dos profissionais diretamente envolvidos no processo terapêutico, todo pessoal de apoio administrativo, do escritório, da lavanderia, limpeza e cozinha, estarão envolvido no tratamento.

Todos os profissionais do Centro Kidara passarão pelo processo de tratamento pessoalmente, da mesma forma como passarão os dependentes e continuarão se mantendo num programa pessoal de recuperação. Eles não apontarão soluções para os dependentes, mas os convidarão a participar de um processo no qual eles estão pessoalmente envolvidos.